Pinterest: Como usá-lo para aumentar o Tráfego do Blog

Redes Sociais

Quem nunca quando precisou buscar inspirações de imagens foi lá no Pinterest, né?

Pois é, apesar de ser uma rede social de imagens, o Pinterest é um mecanismo de busca perfeito para quem quer aumentar o tráfego do seu site ou blog.

O negócio que sabe usá-lo para alavancar o tráfego do seu site consegue obter grandes resultados, pois essa rede social possui um público altamente engajado e as suas imagens tem alta chance de viralizar, consequentemente alcançando mais e mais pessoas.

Leia mais: 5 Maneiras de Ganhar Dinheiro com Blog

Um exemplo mesmo é o blog Plano Criativo, lá no seu início mais de 20% do seu tráfego era através do Pinterest.

Por isso, hoje você vai descobrir como atrair mais tráfego para o seu blog através do Pinterest e conquistar resultados incríveis com essa plataforma!

Mas, o que é o Pinterest? E como ele funciona?

O Pinterest surgiu lá em 2010 e como já citamos acima, é uma plataforma de busca, porém com algumas características das redes sociais, como por exemplo: comentários, curtidas, seguir, compartilhamento e outros.

Atualmente possui mais de 400 milhões de usuários e é o mecanismo de busca visual mais usado no mundo. Além disso, o Pinterest gera mais tráfego para outro site mais do que o Linkedin e o Youtube.

Agora sem dúvidas você vai usar o Pinterest para atrair mais tráfego para o seu site, afinal quem não o usa está perdendo MUITOS ACESSOS.

No Pinterest os posts são compartilhados através de Pins. E os pins são inspirações, artigos ou ideias que as pessoas acham e esses pins contém uma imagem, título, descrição e um link.

Isso funciona da seguinte forma: quando alguém procurar por algum tipo de assunto referente ao seu pin, a pessoa pode salvar o seu pin (isso se chama de repin no Pinterest), com isso fazendo com que o seu conteúdo alcance um público maior e aumentando a chance de visualização.

Porém para você ter um alcance maior do seu pin é preciso usar algumas estratégias e é sobre isso que iremos ver adiante, continue a leitura e descubra!

Como atrair mais tráfego para o Blog através do Pinterest

Confira abaixo as maneiras de como atrair mais tráfego para o seu site/blog usando o Pinterest e conquistar resultados maravilhosos com essa plataforma. Veja a seguir:

1. Mude a sua Conta Pessoal para Conta Corporativa

Primeiro de tudo a sua conta no Pinterest é a pessoal e o ideal é mudá-la para conta corporativa.

Com a conta corporativa (ou conta business) você tem acesso a informações mais completas que a conta pessoal não possui.

Você vai ter acesso ao Pinterest Analytics, nele é possível observar quantas visualizações seus posts tiveram, quantas pessoas engajaram com o seu conteúdo, quantas pessoas o seu conteúdo alcançou e muito mais.

2. Verifique o seu blog no Pinterest

Outro ponto importante para ter um bom pin no Pinterest é ter seu site verificado na plataforma.

Após a verificação do seu site, todos os pins que vem dele terá a sua foto adicionada. Além disso você também poderá observar quem está salvando os seus conteúdos relacionado ao blog.

Vale ressaltar que ao criar um Pin é preciso ter o título, descrição, palavra-chave, imagem e o link. Sempre que fizer um Pin jamais esqueça de colocar o link do seu site, se não você perderá todo o tráfego que iria vir daquele post.

Para verificar o seu blog através do Pinterest, há duas formas de fazer: através de uma metatag ou carregando um arquivo HTML. Eu indico para você fazer isso através da metatag que pra mim é mais fácil de fazer.

3. Otimize as imagens para o SEO

Quando fizer o seu Pin é ideal sempre fazer a descrição da sua imagem com um bom contexto, mas com pouca informação. Isso se chama alt tag.

Isso serve para que o algoritimo do Pinterest ao ler sua alt tag entenda melhor o seu conteúdo, por isso é importante otimizar todas as suas imagens com descrições curtas.

Outra dica essencial é que você use palavras-chave relevante nos seus Pins, pois é através dessas palavras que as pessoas terá mais chances de encontrar o seu conteúdo no Pinterest.

4. Invista em Imagens Verticais

Investir em uma boa imagem é o que não pode faltar quando se trata de uma rede social visual, pois lá existem muitas imagens e ao saber fazer um post bem atrativo o seu Pin tem grande probabilidade de se destacar no meio de tantos.

Se atente em sempre colocar posts na vertical, pois a maioria das pessoas acessam o Pinterest através do celular, com isso o seu conteúdo tem uma performance melhor pela rede social.

Além disso, imagem vertical é melhor para adicionar mais informações, por exemplo: um infográfico, é bom para conteúdos maiores e histórias longas.

5. Organize as suas Pastas

Ter suas pastas organizadas com os conteúdos do seu nicho é outro ponto relevante. Pois a organização delas ajuda o público identificar de maneira rápida qual assunto tem no seu blog através das pastas.

Organize pelo menos 10 pastas com assuntos relevantes e específicos sobre o seu nicho e na primeira pasta tenha todos os conteúdos do seu blog.

Como por exemplo: Você possui um blog que fala sobre Beleza, então criar uma pasta só sobre beleza é muito amplo, deixe mais específico como:

  • Uma pasta só de Skincare
  • Outra de Cuidados com o Cabelo
  • Uma sobre Produtos de maquiagem

6. Tenha uma Frequência de Postagem

Ter uma frequência de postagem no Pinterest faz com que o algoritimo entenda que você está ativo frequentemente, por isso passe a criar pins por pelo menos 10x por dia.

Vale lembra que é bom ter cuidado para não criar spam na rede social e também vale mais 1 pin incrível e bem feito do que 10 mal feito, então fica a dica para você saber fazer bem e com cuidado.

Contudo é bom ressaltar que necessáriamente não precisa ser 10 pins por dia somente com conteúdo do seu blog, pode ser repin de outras pessoas também.

7. Descreva bem as suas Postagens

Se você quer ter ainda mais engajamento no Pinterest, descreva bem os seus pins para que seu post fique ainda melhor para o SEO.

Por isso, ao fazer uma descrição que seja de grande utilidade e que possa ajudar o público de maneira direta e objetiva sobre o conteúdo daquele pin.

Você pode explicar as principais informações do pin em três frases e em uma frase você coloca o CTA, chamando a pessoa para saber mais do assunto no blog. Além disso, você pode usar as hashtags e as palavras-chave para alavancar ainda mais o pin.

8. Descubra qual o seu Público Ideal

Ter um público definido, no qual você deseja atrair para o seu blog te ajudará a otimizar bem o seu perfil, assim conquistando pessoas que desejam saber mais sobre o seu conteúdo.

Esse tipo de estratégia de marketing é chamada de persona, onde você vai construir uma pessoa ideal para o seu negócio.

Após criar a sua persona, fica mais fácil fazer os conteúdos e personalizar o seu perfil, pois você consegue entender de maneira prática o que o seu público mais procura e trazê-los ao seu site.

9. Análise sempre as Métricas

Depois de tudo que você aprendeu até aqui, última dica que é muito importante e não pode faltar: jamais esqueça de analisar as métricas no Pinterest Analytics!

Ele é fundamental para ajudar você na hora de fazer a sua estratégia, pois trás informações relevantes e te ajuda a saber se está tendo resultados com as suas estratégias ou não.

No Pinterest Analytics você consegue observar as métricas de alcance e o crescimento do seu perfil, além disso também é possível analisar bem os pins salvos, as impressões, sobre o seu público-alvo e muito mais.

Resumindo

Agora você já sabe o que fazer para aumentar o tráfego do blog através do Pinterest, então aproveita para colocar tudo em prática e ter muitos resultados. Confira abaixo o resumo do que falamos hoje:

  1. Mude a sua Conta pessoal para Conta corporativa
  2. Verifique o seu blog no Pinterest
  3. Otimize as imagens para o SEO
  4. Invista em imagens verticais
  5. Organize as suas pastas
  6. Tenha uma frequência de Postagem
  7. Descreva bem as suas Postagens
  8. Descubra qual o seu Público Ideal
  9. Análise sempre as Métricas

Me conta, você já sabia algumas dessas maneiras de conseguir mais tráfego com o Pinterest?

E se você ficou com alguma dúvida deixa aqui nos comentários que te ajudarei.