Óleo de Rícino: Para que Serve e Como Usar!
Você já ouviu falar do Óleo de Rícino? Se ainda não, hoje você vai saber o que é o óleo de rícino, pra que serve e como usar. Eu ganhei um pequeno vidro de óleo de rícino e soube que ajuda bastante no crescimento do cabelo e decidi compartilhar com vocês sobre esse óleo.
- Leia também: Benefícios da Babosa para o Cabelo!
Esse óleo é bem conhecido e além de ser bom para o crescimento do cabelo, ajuda em outras áreas como por exemplo: ao combate da caspa. Então, vou hoje compartilhar com vocês quais são alguns dos benefícios do óleo de rícino. Bora lá!
Para que serve o óleo de Rícino?
O óleo de rícino é extraído da semente chamada mamona, tanto é que esse óleo também é conhecido como óleo de mamona. Esse óleo extraído da mamona que é o óleo rícino possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidante, antimicrobiana e laxante.
Além disso, o óleo é muito rico em ácido linoleico, ácidos graxos, sais minerais e vitamina E. Contudo possuindo grande poder de limpeza e hidratação da pele e couro cabeludo.
- Leia também: Receita Caseira para Clarear a Pele do Rosto
Então, os principais benefícios do óleo de rícino são:
- Hidrata o couro cabeludo, combate à queda e a quebra dos fios;
- Hidrata a pele garantindo aspecto suave e macio devido à eliminação de radicais livres, a estimulação da produção de elastina, colágeno e retardando o aparecimento de linhas de expressão;
- Combate a caspa e piolhos;
- Previne e combate infecções por bactérias ou fungos devido a sua capacidade antimicrobiana;
- Trata problemas digestivos por conta da sua propriedade laxante, como por exemplo: prisão de ventre;
- Diminui as dores nas pernas e desconfortos causados pela artrose, artrite e gota, pois é analgésico e anti-inflamatório.
Contudo, o óleo de rícino possui muitos benefícios e ainda pode ser usado também para aliviar as erupções cutâneas na pele e o prurido.
Como usar o óleo de Rícino?
Pode ser usado para muitas coisas, como por exemplo: para hidratar os cabelos: você aplica o óleo diretamente no couro cabeludo ou coloca em uma máscara de hidratação.
Mas, para tratar prisão de ventre: você pode tomar 1 colher de sopa de óleo de rícino por dia, agora para hidratar a pele: você aplica o óleo sobre a pele e massageie suavemente.
Contudo, o óleo de rícino também serve para cabelos com pontas duplas e coceira. Afinal, além da hidratação, deixa o cabelo sedoso e brilhosos. Porém esse óleo têm um odor forte e que pode incomodar, mas para evitar o cheiro forte evite inalar o cheiro e use algumas gotas.
Além disso, o óleo também pode ser usado para o crescimento dos cílios, sobrancelhas e barbas. Por mais que não existem estudo científicos que comprovem isso, mas há relatos de que o óleo é eficaz.
Devidos Cuidados
Existem bastante pessoas que usam o óleo de rícino para tratar vários tipos de problemas, tanto ingerindo quanto aplicando na pele.
Apesar de ser considerado seguro, o óleo pode causar reações e efeitos colaterais em algumas pessoas, como por exemplo:
- Diarreia: apesar que a melhor forma de aliviar a constipação, você pode ter diarreia que consumir muito o óleo. E a diarreia pode causar desequilíbrio e desidratação;
- Induzir parto: O óleo é usado bastante pelos médicos para induzir o parto. Por isso que as mulheres grávidas devem evitar consumir;
- Reações alérgicas: Em algumas pessoas pode dar reações alérgicas quando aplicada na pele. Então, antes de aplicar uma boa quantia na pele, teste com um pouco para saber se você não tem alergia.
- Leia também: Como Organizar a sua Rotina de Trabalho
Agora você já sabe o poder do óleo de rícino e os devidos cuidados que são precisos tomar. Espero que tenham gostado e que possam usar esse óleo com cuidado!
Compartilhem esse post com todo mundo e até a próxima!
Me siga no Instagram: @fernandaantunesoficial
+Dicas no Pinterest: Fernanda Antunes
Sem Comentários
Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!