Óleo de Coco: Benefícios para a Pele e Cabelo!
O óleo de coco possui muitos benefícios tanto para o nosso corpo quanto para a nossa saúde. Além disso, se tornou o produto queridinho de muitas mulheres por ter muitas vantagens.
Mas, você sabe quais são os benefícios do óleo de coco para a pele e cabelo? Se não, hoje você vai descobrir alguns dos grandes benefícios que o óleo de coco traz para a nossa beleza.
Então, continue a leitura e confira tudo sobre os benefícios do óleo de coco e poder usá-lo na sua rotina de beleza!
Como é feito o Óleo de Coco?
O óleo de coco é uma gordura extraída do coco ou dos grãos de coco secos, onde apresentam diversos benefícios para a saúde e beleza.
O óleo de coco é rico em vitaminas, carboidratos e minerais, além disso, o óleo é composto de gorduras saturadas e insaturadas e rico em ácidos graxos.
E dentro do óleo de coco, além dos ácidos graxos, também tem: o ácido esteárico, láurico, caprico, mirístico, ácido linoleico, ácido caprílico e oleico.
Benefícios do Óleo de Coco no Cabelo
No cabelo o óleo de coco mostra resultados maravilhosos, pois ele é capaz de deixar o cabelo nutrido, forte, hidratado e protegido dos efeitos do envelhecimento dos fios.
- Leia também: Benefícios da Babosa para o Cabelo!
Além disso, o óleo ajuda também a estimular o crescimento do cabelo e promove a saúde do couro cabeludo, dá brilho e suavidade em todos os tipos de cabelo.
Confira a seguir alguns dos benefícios que o óleo de coco traz ao cabelo:
Hidrata
O óleo de coco no cabelo ajuda a reduzir a perda das proteínas em cabelos que não são danificados e os que não são. Isso acontece porque o óleo é rico em ácido láurico, que contém uma alta afinidade pela proteína capilar e que penetra facilmente através da haste capilar.
Contudo, usar o óleo de coco na hidratação do seu cabelo ajuda a diminuir os fios quebrados e protege para não perder as proteínas mesmo com o cabelo molhado.
Contudo, ao usar frequentemente o óleo de coco no cabelo faz com que os fios do cabelo sejam bem fortes, assim evitando muitas quebras.
Protege do Sol
De acordo com alguns estudos, usar o óleo de coco pode proteger o couro cabelo da radiação solar. Contudo, isso acontece porque o óleo apresenta um fator de proteção solar de 8, onde pode ajudar a proteger os fios da luz solar.
Controla a queda do cabelo
Outro benefício do óleo de coco é que ajuda a evitar a queda de cabelo. Por conta disso, vários remédios eram antigamente feitos para evitar a queda dos fios.
Atualmente existem remédios com óleo de coco, que ajuda a controlar a queda do cabelo. Existe uma mistura de água de cal (hidróxido de cálcio) ou groselhas com óleo de coco que também ajuda a prevenir a queda de cabelo.
Previne a Caspa
No óleo de coco contém os ativos ácidos graxos que servem como bons agentes contra a caspa, assim sua aplicação regular no couro cabeludo pode te ajudar a se livras de todas as caspas.
Mas, para deixar mais potente o efeito anticaspa do óleo de coco, use também o óleo de rícino. Você pode misturar o óleo de coco com o óleo de rícino em uma água morna e massagear essa mistura no couro cabeludo.
Outra maneira de solução pode ser misturar o óleo de coco com o óleo de gergelim, depois aplicar a mistura no cabelo e deixar agir por 30 minutos antes de lavar o cabelo.
Estimula o crescimento
Você está querendo deixar o seu cabelo crescer, mas não sabe o que usar para ajudar? Acredite, o óleo de coco pode ajudar a deixar o cabelo maior.
Afinal, o óleo pode ser muito nutritivo para o seu cabelo e, além disso, estimula os seus fios a crescerem rapidamente e bem forte. Então, porque não testar no cabelo, né?
Benefícios do Óleo de Coco na Pele
O problema de todos os tipos de pele é a hidratação e o óleo de coco é um ótimo produto que pode ajudar qualquer tipo de pele nisso. Portanto, confira agora, os benefícios do óleo de coco para a pele:
- Leia também: Óleo de Rícino: Para que Serve e Como Usar!
Combate a acne
Um benefício contido no óleo de coco é que apresenta propriedades antimicrobianas. Mas como um óleo pode ajudar a combater a acne sem deixar a pele mais oleosa? Estudos comprovam que o óleo de coco, na verdade, ajuda no tratamento das espinhas.
Pois a ação bactericida em combinação com as propriedades anti-inflamatórias são ótimas para combater a acne. Mas se sua pele é muito oleosa, é bom procurar uma dermatologista antes de usar esse método.
Hidrata a pele
Se você deseja ter uma pele bem macia e super hidratada, use o óleo de coco, pois houve diversos estudos em pessoas de peles secas e o que mais hidratou bem as suas peles foi o óleo de coco.
Portanto, se você que tem uma pele muito seca, o que fica bastante ressecada ao usar outros produtos, então opte por usar o óleo de coco que vai ajudar a sua pele drasticamente.
Previne o envelhecimento
Assim como protege dos raios solares, o óleo também ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele. Afinal, sua ação antioxidante ajuda a prevenir sinais de envelhecimento.
Com isso, uma das causas que colabora para o envelhecimento é a presença de radicais livres que danificam as células através de um estresse oxidativo que é causado, como, por exemplo, por: exposição ao sol, poluição ambiental, alimentação inadequada, entre outros.
Por conter antioxidante, o óleo de coco é capaz até de prevenir e até mesmo diminuir os sinais de envelhecimento como manchas de pele e rugas, assim as mantendo suave e flexível.
Esfoliante Natural
É muito importante esfoliar sempre a nossa pele para limpá-la de todas as impurezas do nosso dia-a-dia que acabam ficando na nossa pele. Então para fazer essa limpeza profunda o óleo de coco é ótimo para isso.
Pois, é um bom esfoliante natural que limpa profundamente sem agredir a pele. Além disso, o óleo de coco contém uma textura leve e suave, coma capacidade de penetrar muito bem na pele.
Caso, você tenha a pele extremamente seca, é bom usar 2 colheres de sopa de farinha de amêndoas com o óleo de coco e leite para se ter uma pasta. Após fazer essa misturinha, aplique no seu rosto massageando em movimentos circulares.
Contudo, para os outros tipos de pele, como a normal, pode-se substituir a farinha pela farinha de aveia e para as peles oleosas, pode substituir a pasta pela farinha de arroz, com aveia e o óleo de coco.
Protege a raios solares
Não é recomendado usar o óleo como um substituto do protetor solar. Mas, usar o óleo já ajuda a criar uma barreira na pele que protege contra a exposição ao sol durante o dia-a-dia.
Isso ocorre por conta das propriedades antioxidantes contidas no óleo que vai para a pele, assim protege as células dos danos causados pelos raios solares.
Então, o que acharam dos benefícios do óleo de coco? Maravilhoso né? Testem aí e me conta o que acharam ou se já sabiam desses benefícios também! Beijoos!
Compartilhem esse post com todo mundo e até a próxima!
Me siga no Instagram: @planocriativooficial
+Dicas no Pinterest: Plano Criativo
Sem Comentários
Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!