Leave-in: O que é e quais são seus benefícios?
Você sabe o que é leave-in ou já deve ter escutado falar desse produto? Pois bem, sabe quando você lava o seu cabelo e percebe que está precisando de um produto para finalizar os seus fios? Então, é aí que esse produto entra em ação.
O leave-in é um ótimo produto para finalizar os fios após a lavagem, ele é perfeito para deixar o cabelo lindo, uniforme e serve para todos os tipos de cabelo.
- Leia também: Entenda o que causa a Queda de Cabelo
Se você busca um produto para essa finalidade, saiba que o leave-in é o ideal para você!
Portanto, continue a leitura e descubra tudo sobre o leave-in, o que é, para que serve, como usar e seus benefícios para o cabelo!
O que é o Leave-in?
O leave-in nada mais é do que um produto indicado para finalizar o cabelo e tratá-lo de dentro para fora. Além disso, deixa os fios mais alinhados, diminui os frizz e trás um aspecto mais saudável para o cabelo.
Ao usá-lo no cabelo, você não precisa lavar os fios pois, o leave-in é um produto sem enxágue e se usa no cabelo limpo.
Para que serve?
Há no mercado diversos tipos de leave-in para cada tipo de cabelo e com finalidades diferentes. Eles servem para hidratar os fios, diminuir o volume, reduzir os frizz, proteção térmica, proteção solar e fechar as cutículas.
- Leia também: Penteados com Elástico: Aprenda como Fazer
Quais são os seus benefícios?
Confira a seguir os benefícios do leave-in no cabelo:
- Reduz o volume do cabelo;
- Fecha a cutícula;
- Restaura os fios que estão danificados;
- Mantem o cabelo mais alinhado;
- Deixa o cabelo com aparência de mais saudável;
- Possui proteção térmica;
- Protege contras raios UV;
- Hidrata os fios;
- Ajuda a desembaraçar o cabelo;
- Trás brilho e maciez;
- Reduz pontas duplas;
Diferença entre o Leave-in, protetor térmico e creme de pentear
Acredite, existe diferença entre o leave-in, o creme de pentear e o protetor térmico. Eles possuem finalidades diferentes mas se complementam e por isso você deve usar nos seus cuidados capilares.
As suas diferenças são:
- Creme de pentear:
O creme de pentear é mais denso que o leave-in, sendo preciso cuidado ao aplicar nos fios. Pois o exagero pode deixar o cabelo muito pesado. O creme serve para desembaraçar logo após a lavagem do cabelo e é um produto sem enxágue.
- Protetor térmico:
Já o protetor térmico é o produto ideal para proteger os fios do calor da chapinha, babyliss ou secador e é utilizado no cabelo antes de usar essas fontes de calor. O leave-in não pode substituir o protetor térmico, pois não são todos os leave-in que possui a proteção, por isso fique de olho se a embalagem diz que vem com proteção ou não.
Caso o seu tenha proteção térmica, você pode usar as fontes de calor e também pode usar o leave-in novamente para fechar os fios, assim deixando o cabelo impecável.
Como usar o Leave-in?
Para ajudar você a usar o leave-in da forma correta, separamos um passo a passo de como deve ser feito sem muitos segredos, de forma prática e fácil. Confira:
1. Pode aplicar no cabelo úmido ou seco
Você deve usar o leave-in diariamente ou após toda vez que lavar o cabelo, podendo usar com o cabelo seco ou úmido. Mas sempre com eles limpos, jamais sujos!
Pois quando lavamos o cabelo, pintamos ou usamos algum produto químico nos fios, as cutículas abrem, assim fica fácil do cabelo quebrar, ter muitas pontas duplas, ficar seco e bem danificado.
E é aí que você deve usar o Leave-in, ele vai agir fechando as cutículas e deixando o cabelo hidratado!
- Leia também: Fios Crespos: Dicas de Como Cuidar do Ressecamento
Se você costuma usar bastante o creme de pentear, saiba que o Leave-in não o substitui. O correto é usar primeiro o creme de pentear e depois o leave-in, pois eles se complementam e não deve substituí-los, cada um tem uma função adequada.
2. Use uma quantidade correta sem exageros
Tome bastante cuidado ao aplicar o seu leave-in, use uma quantidade média para passar no comprimento sem deixar os fios pesados.
Não aplique o leave-in na raiz, pois pode causar alergia ou irritar o seu couro cabeludo, causando até uma dermatite. Portanto, use o produto no comprimento dos fios, focando nas pontas e ainda mais se estiverem bem danificadas.
3. Finalize como quiser
A útilma etapa é a finalização e se você deseja que o seu cabelo fique mais liso e com pouco volume, utilize um pente mais fino deixando os fios retos. Caso você deseja finalizar os fios com cachos ou quer definir os seus cachos, use a técnica de amassar os fios de baixo para acima.
- Leia também: Cabelo Cacheado: Inspiração de penteados fáceis
Se preferir fazer escova, babyliss ou chapinha, verifique se o seu leave-in tem proteção térmica, caso contrário, use um protetor térmico.
Tipos de leave-in e que você pode comprar
De nada adianta usar o leave-in corretamente, se você usa o produto errado para o seu tipo de cabelo. Então, ao escolher procure analisar o ideal para você!
Considere a necessidade do seu cabelo no momento, como diminuir os frizz, hidratação, restauração dos fios, proteção térmica e etc.
Para ajudar você nessa escolha, separamos uma lista de leave-in que encontramos no mercado. Confira:
- Leave-in Coco Selante Protetor Térmico Amend 250G;
- Leave-in Spray Meu Liso Reparação 240ml;
- Leave-in Inoar Afro Vegan Nutrição 300ml;
- Leave-in Vizcaya Multi Frizz Control 200ml;
- Leave-in Elseve Cicatri Renov 50ml;
- Leave-in Arvensis Hidratação Intensiva 200ml;
Espero que este artigo tenha te ajudado a entender melhor sobre o leave-in e que você possa usar bem esse produto na sua rotina de cuidados com o cabelo!
Compartilhem esse post com todo mundo e até a próxima!
Me siga no Instagram: @planocriativooficial
+Dicas no Pinterest: Plano Criativo
Sem Comentários
Nenhum comentário até agora... é a sua chance de ser o primeiro a comentar!